Open Food Facts incorpora como uma organização sem fins lucrativos

Open Food Facts incorpora como uma organização sem fins lucrativos

Open Food Facts começou há dois anos atrás e tem vindo a crescer desde então: até agora, cerca de 900 colaboradores já adicionaram dados sobre mais de 17 mil produtos de todo o mundo! A fim de continuar o desenvolvimento do projecto, encontramo-nos agora no processo de criar uma associação sem fins lucrativos para o Open Food Facts, para que este tenha uma entidade jurídica. Ainda que o Open Food Facts tenha sido sempre um projecto sem fins lucrativos, até então esteve sediado na empresa unipessoal do seu fundador, cuja actividade principal é a edição do site Very Good Recipes.

Open Food Facts será constituída em França como uma “associação 1901”. 1901 refere-se à data de promulgação da lei para as associações não lucrativas em França. Para quem souber ler francês, poderá obter mais informações acerca da associação neste post do blog: Création de l’association Open Food Facts et assemblée constitutive au NUMA à Paris le 11 avril 2014Estamos de momento a tentar traduzir a documentação (estatutos, etc) para Inglês e outras línguas, para que toda a gente possa estar a par. Se quiser contribuir para as traduções, não hesite em contactar-nos!

A constituição de uma associação permitirá reafirmar o carácter não lucrativo da iniciativa, e permitirá um maior envolvimento das pessoas nos vários aspectos do projecto. Também nos dará a possibilidade de obtenção de recursos para o desenvolvimento das actividades, nomeadamente acelerar a internacionalização do projecto, e quem sabe iniciar alguns projectos interessantes de reutilização dos dados.

Open Food Facts association


Traduzido do Open Food Facts incorporates as a non-profit organization por Mariana Mota, obrigado Mariana!

Open Food Facts incorpora como uma organização sem fins lucrativos